Costumes e Curiosidades
Existem diversas peculiaridades entre as culturas mundiais. Conhecer a língua e a cultura do país de destino, ajuda evitar problemas e facilita a viagem. Respeitar o costume de cada país é a melhor maneira de evitar situações constrangedoras durante a viagem. A seguir, apresentamos algumas dicas de comportamento e costumes de cada região, como: saudações, vestimenta, culinária entre outras.
- Europa
- É um hábito comum dividir a mesa com estranhos.
- Itália
- Palitar os dentes após as refeições significa que gostou da refeição.
- França
- Na França e em muitos outros países, palitar os dentes após as refeições é um ato de extrema grosseria;
- Bélgica
- Come-se com o garfo na mão esquerda, mesmo quem não é canhoto. Aproveite para experimentar as famosas batatas fritas.
- Irlanda
- Nunca recuse uma bebida. É imperdoável e um gesto rude.
- Grécia
- Em alguns templos religiosos da Grécia, como no Monastério da Ilha de Patmos, não é permitida a visita de bermudas ou trajes menores.
- Suécia
- Brindar pode ser mais formal que em outros países escandinavos. Nunca brinde com seu anfitrião ou pessoas de posição hierárquica superior a sua ou mais velhas que você. Deixe que eles tomem a iniciativa. E não toque em sua bebida antes que o anfitrião diga "skoal".
- Oriente Médio
- É proibido pelo Corão (livro sagrado), mulheres guiarem automóveis.
- Também nunca mostre a sola dos sapatos ao cruzar as pernas, estará assim, insultando o seu anfitrião pois a sola é a parte mais baixa do corpo, portanto a mais suja.
- É comum também encontrar homens andando de mãos dadas como sinal de amizade e respeito entre eles.
- Durante o período do Ramadã é proibido comer ou beber em público desde o raiar até o pôr do sol. Isso também vale para os turistas. A multa para quem desacatar a ordem pode chegar até ao equivalente a R$ 250,00. Neste período, nem os restaurantes abrem. Após o pôr do sol, o jantar é uma grande festa de confraternização!
- Antes de uma reunião de negócios, é comum o ato de se compartilhar uma xícara de café ou chá de menta. Também é costume jamais utilizar a mão esquerda para comer ou para dar e receber algo.
- Países Árabes
- A mão esquerda é considerada impura pois é destinada a higiene pessoal. Portanto, não receba ou ofereça documentos e cartões de visita com esta mão;
- É de extrema falta de educação apontar com o indicador para as coisas. Quando for dar ou pedir indicação use a mão inteira para mostrar a direção.
- Países Muçulmanos
- Comportamento entre Homens e Mulheres - O ideal é manter uma distância respeitosa entre sexo oposto. Nos transportes públicos, pessoas do sexo oposto não se sentam lado a lado.
- Rapazes - não saiam encarando as mulheres. Apesar de os homens poderem manter várias esposas em países muçulmanos, os namorados só devem se tocar após o casamento.
- Mulheres - Atenção: A liberdade feminina é bem restrita em alguns países muçulmanos. Além de terem de cobrir boa parte do corpo, muitas mulheres muçulmanas só podem sair à rua acompanhadas de outra mulher ou do pai, marido, irmão ou outro parente do sexo masculino. Também fazem as refeições em separado e não têm permissão para dirigir carros.
- Arábia Saudita
- Arrotar após as refeições é sinal de boa educação e de satisfação pela comida.
- Egito
- Deixar um pouco de comida no prato durante as refeições, mesmo que esteja com muita fome, simboliza abundância, fartura e elogio ao anfitrião;
- Ásia e Oriente Médio
- Para visitar templos religiosos é necessário vestir calças compridas e blusas com manga. Em alguns locais é preciso tirar os sapatos. Fotografar e tocar em imagens e estátuas é proibido;
- Sente-se sempre escondendo a sola dos pés (pernas cruzadas em posição de meditação ou dobrando os joelhos e sentando sobre os pés), mostrar a sola dos pés é uma atitude ofensiva e mostra falta de respeito.
- China
- Assoar o nariz na rua ou cuspir são sinais de higiene, significa que está tirando algo sujo de dentro do corpo.
- Deixar de beber todo o conteúdo do cálice num brinde é sinal de grave ofensa.
- Hong Kong
- É permitido pechinchar no comércio de rua em Hong Kong, os descontos podem chegar em até 30%! Mas não tente pechinchar em lojas dentro de shoppings, eles tomam essa atitude como ofensa.
- Paquistão
- Homens e mulheres comem separadamente;
- Rússia
- Nunca recuse um cálice de vodka é um gesto rude e imperdoável.
- Tibete
- Mostrar a língua para as pessoas, em algumas tribos, é um ato de cumprimento.
- Índia
- Encarar pessoas nas ruas é considerado uma forma de humilhação.
- A vaca é um animal sagrado, o trânsito é sempre desviado caso uma delas resolva deitar-se na rua.
- Coréia do Sul
- Nunca converse com as mãos nos bolsos ou para trás. Isso é considerado um ato grosseiro;
- Japão
- Nunca presenteie um japonês com relógios, eles simbolizam a morte.
- Ao receber um cartão de visitas, segure-o na mão. Colocar no bolso ou escrever sobre ele, é sinal de grosseria.
- Tailândia
- A entonação pode mudar o significado de uma palavra. Fale pausadamente e de forma cantada, isso agradará os tailandeses.
- Numa conversa informal os tailandeses podem fazer perguntas muito pessoais, consideradas invasivas em nossa cultura. Mas não é por mal, é uma forma de demonstrar interesse em conhecê-lo melhor.
- Camboja
- No Camboja o limite de velocidade de carros, motos e tuk tuk's é de 40Km/h. Não pense que o limite é ultrapassado em longas retas, é nesse momento que os 40Km/h são atingidos!
- Por toda parte você poderá encontrar um tuk tuk disponível para dar uma volta pela cidade. Essa moto que carrega uma espécie de charrete atrás pode ser muito diviertida, não se espante se o consutor usar a sola do sapato para ajudar a freiar o tuk tuk!
- Indonésia
- Casais não devem se beijar em público.
- Zâmbia
- No jantar o convidado deve pedir a comida, já que é indelicado que o anfitrião a ofereça primeiro. Também é impróprio recusar comida.
- Haiti
- Às 8h00 e às 18h00, uma corneta é tocada e uma bandeira hasteada. Se você estiver nas redondezas, mesmo que seja de carro, você deve parar, sair do automóvel e ficar em pé como forma de respeito.
- Peru
- Levantar a sobrancelha significa "dinheiro" ou "pague-me".
- Estados Unidos
- A origem da expressão "Tio Sam" - A expressão Tio Sam originou-se do nome de Samuel Wilson, fornecedor de provisões do exército norte-americano na Guerra de 1812. Os fardos e os caixotes do material traziam a sigla "US Army" - Exército dos Estados Unidos. Os soldados fizeram piada e a sigla teve a interpretação jocosa de "Uncle Sam Army", ou seja, Exército do Tio Sam.
- "Ok"
- O "OK" utilizado pelos americanos significa: "dinheiro" para os japoneses; "zero" no sul da França e é considerado um gesto ofensivo na Grécia.
- Estados Unidos, Japão e Europa
- Tapinhas nas costas durante um cumprimento é falta de educação. Um aperto de mãos já é suficiente.
Asia
- Mongólia
- Prato exótico é a carne de camelo cozida.
- Tailândia
- Larvas, abelhas e grilos fritos são aperitivos na Tailândia.
Larvas servidas na Tailândia
- Taiwan e Hong Kong
- Um dos principais pratos é a cobra frita.
- Coréia do Sul
- Um prato de sopa de cachorro é considerado energético.
- Finlândia
- Destaque para a Rena ensopada ou frita.
Tarantula frita, muito apreciada no Camboja